Mapal conclui investimento de R$ 7 milhões em MG

​A Mapal do Brasil conclui no próximo mês de agosto um projeto de investimento de R$ 7 milhões em sua fábrica de Ibirité (MG), iniciado no ano passado.

Quarta, 01 de agosto de 2018

Os novos recursos estão ampliando a capacidade de produção em 45% na linha de ferramentas de PCD e em 50% na linha de ferramentas de metal duro. O número de funcionários na produção foi ampliado em 20%.

De acordo com Conrado Diniz, diretor Operacional da filial brasileira, desde o ano passado a fábrica já recebeu nove máquinas - a 10ª, uma afiadora de CNC de 5 eixos, chegará em agosto. Entre as novas máquinas estão duas outras afiadoras CNC de 5 eixos, uma máquina de eletroerosão de corte a fio, uma retífica, além de equipamentos de medição, preparação de arestas etc.

O diretor explica que os investimentos atendem não só ao aumento de demanda por ferramentas de PCD no mercado da América Latina, segmento em que já somos líderes na região, mas também na linha de rotativas - brocas e alargadores de metal duro -, “segmento em que entramos há poucos anos e no qual estamos conquistando cada vez mais clientes com a nova linha de geometrias Tritan”.

Diniz conta que em 2016 a Mapal direcionou parte da produção para o México e Estados Unidos, para compensar a retração no mercado nacional. Naquele ano, as exportações responderam por 20% dos negócios. “Desde o final do ano passado, porém, com a retomada da indústria automotiva no Brasil e a conquista de novos projetos junto às montadoras, o volume de exportação foi reduzido e este ano deve ficar na faixa de 5 a 10%”, informa.

O diretor conta que a Mapal ampliou usa participação em novos projetos de montadoras. “Nossos investimentos, além de garantir a reposição de nossos clientes, também visa atender com maior rapidez as necessidades de reparos em ferramentas”.

Com a mudança do material utilizado nos motores dos veículos, com maior utilização do alumínio, e a introdução de novos modelos de veículos e, consequentemente, novas peças, “o mercado está excelente para a Mapal do Brasil”, afirma Diniz. “Em 2017 atingimos o faturamento recorde dos 20 anos da filial brasileira; em 2018, no primeiro semestre, ficamos 20% acima do obtido no mesmo período do ano passado”.

voltar